Amanhã (16/08), poderá ser realizada a Primeira Eleição ao Grêmio Estudantil José de Alencar, porém esta eleição fere o disposto nos art. 31° ao 33º e 35 que diz o seguinte:
(...)
Art. 31º - O período de inscrição das chapas para concorrer à Diretoria e ao Conselho Fiscal
do Grêmio Estudantil será contado a partir do 1° dia letivo ao 30º dia letivo, ou conforme o calendário eleitoral estabelecido pela Assembleia Geral.
Parágrafo Único - As chapas que forem concorrer a Diretoria do Grêmio Estudantil deverão ser compostas conforme estabelecido no art. 14º art. 13º, mais três candidatos ao Conselho Fiscal e três suplentes.
Art. 32º - O período de campanha entre o 31° e o 46º dias letivos seguintes ao período de inscrição; ou nos 15 (quinze) dias subsequentes à inscrição das mesmas seguindo o calendário eleitoral deliberado em Assembleia Geral.
Art. 33º - A data de realização das eleições ocorrerá sempre após 2 (dois) dias letivos subsequentes ao ultimo destinado à campanha das chapas. e no caso de impedimento, ocorrerá após 2 (dois) dias letivos seguintes, passado ou resolvido o impedimento.
(...)
Art. 35º - A posse da Diretoria do Grêmio e do Conselho Fiscal eleitos ocorrerá no 15º dia letivo após a divulgação da chapa vencedora.
O Presidente da Comissão Pró-Grêmio, o Sr. Francisco das Chagas (Pastor), solicitou o embargo da Eleição ao Presidente da Comissão Eleitoral 2011, o Sr. Jailson Carvalho, visto que a Eleição não está de acordo com o previsto no Estatuto, porém sua solicitação foi negada.
"Eu não sou contra a Eleição ao Grêmio Estudantil José de Alencar, pois sou um dos precursores deste Grêmio Estudantil, porém no que diz respeito a esse ' mau arranjo' me declaro contrario a essa Eleição como Presidente da Comissão Pró-Grêmio, bem como estudante, pois se queremos um Grêmio Estudantil respeitoso devemos respeitar suas regras!" afirmou, Francisco das Chagas (Pastor).
Segundo o Presidente da Comissão Pró-Grêmio, o período de inscrição não foi satisfatório, bem como não houve campanha como estabelecito pelo estatuto, como também não há respeito ao disposto no art. 33º.
"Não adianta realizar eleição agora, visto que a greve irá começar nesta quinta-feira e a posse só pode ser realizada 15 dias letivos após a eleição de acordo com o art.35º do estatuto." afirma Francisco (Pastor)
Francisco (Pastor )ainda disse: "Esta eleição é, terninatemente, contra o disposto no estatuto e se queremos um Grêmio sem falcatruas devemos começar a respeitar o estatuto deste a eleição ao fim do mandato e pelo que vejo isso não será feito!"